Por: UnB Notícias

Os estudantes da Universidade de Brasília contam com mais um espaço no campus: uma sala de estudos 24 horas, localizada no primeiro andar do Bloco de Salas de Aula Sul (BSA Sul). O ambiente foi equipado com cabines de estudo individual, mesas coletivas e pontos de energia, e disponibiliza acesso à internet pela rede wi-fi. O espaço foi inaugurado, oficialmente em 29 de agosto em cerimônia que contou com a presença de membros da administração superior e da Prefeitura do Campus.

A arquiteta servidora da UnB e participante da execução do projeto, Camila Xavier da Cunha, explica que o espaço oferece uma área mais reservada para estudos e que comporta até 54 usuários. Com funcionamento ininterrupto, inclusive aos finais de semana, qualquer pessoa pode fazer uso do recinto. Porém, após o fechamento do prédio, às 23h, é preciso apresentar a carteirinha estudantil para permanência ou ingresso. As regras de utilização são: manter o local limpo, não riscar as mesas, não fazer barulho, manter o celular no silencioso e não entrar com comida e bebida.

Foto: Júlio Minasi / Secom UnB.
Helena Esteves (centro) junto à equipe da Prefeitura do Campus e da administração superior na inauguração da sala. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB.

A demanda pela sala veio do Diretório Central dos Estudantes (DCE)  – em atendimento a um pedido dos próprios alunos – e foi apoiada pela Prefeitura do Campus e pela administração superior. “Há uma centralização muito grande na Biblioteca Central que, por ser aberta ao público, é muito frequentada por estudantes de concurso e de vestibular. No fim de semestre ou em época de provas, não há espaço para todos”, explica Helena Esteves, coordenadora de projetos do DCE. 

A proposta segue uma tendência já existente na UnB de criar ambientes de estudo mais próximos das faculdades e dos locais onde estão os alunos. O Bloco de Salas de Aula Norte (BSA Norte) abriga o primeiro espaço de estudos 24 horas da Universidade, que nesse mês de agosto completa um ano em funcionamento. “A sala do BSA Norte é bastante frequentada durante o semestre, está quase sempre cheia. Como deu muito certo, decidimos propor uma no lado sul do campus”, conta Helena Esteves.

“Estamos propiciando ambientes adequados para os alunos estudarem e aproveitarem as janelas existentes na grade curricular. Esse ambiente ficou extremamente agradável graças também à parceria com a equipe de colaboradores da prefeitura”, declarou Mauro Rabelo, decano de Ensino de Graduação, na cerimônia que inaugurou o espaço. Para o reitor em exercício, Luís Afonso Bermúdez, essa é mais uma forma de a Universidade cumprir seu papel de 'viver 24 horas gerando conhecimento'”. 

Foto: Júlio Minasi / Secom UnB
Samuel Quintiliano na cabine de estudo da sala do BSA Norte. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB

À frente da Coordenadoria de Negócios (CoNeg) da Prefeitura do Campus, João Soares Sobrinho explica que todo o mobiliário para esse e outros espaços nos quatro campi da UnB é produzido na área, o que traz muitas vantagens em relação ao processo de licitação:  “O que a gente fabrica lá sai mais rápido, mais barato e com muita qualidade”.

ALA NORTE  – A sala de estudos do BSA Norte fica localizada no térreo do prédio, comporta até 64 usuários e possui as mesmas regras de utilização do novo espaço no BSA Sul. O local está equipado com cabines de estudo individuais, pontos de energia, ar condicionado e acesso à internet pela rede wi-fi. De acordo com a equipe de segurança, a maior frequência na sala é no período noturno, antes do fechamento do prédio, às 23h.

Samuel Quintiliano, aluno do quinto semestre de Ciências Contábeis, é usuário assíduo da sala desde que foi inaugurada. “Como o funcionamento é de 24 horas, dá pra utilizar na madrugada ou então chegar mais cedo, por volta das 5 horas da manhã. Esse horário é melhor por ser mais flexível. Eu já estudei aqui várias vezes até uma ou duas horas da madrugada”, conta.

Sala de estudos da FT. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB
Sala de estudos da FT. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB

Quintiliano já é formado em Letras Português e agora, além de se dedicar à segunda graduação, também estuda para concursos públicos. Para atingir sua meta, o jeito é se dedicar. Inclusive aos finais de semana que, segundo ele, “após as 18 horas sempre fica cheio. Geralmente há entre 30 e 40 pessoas aqui”.

PELO CAMPUS – Outras faculdades e institutos oferecem ambientes de estudos para os discentes. A sala da Faculdade de Tecnologia (FT), localizada na entrada do prédio principal no bloco E, é aberta ao público e funciona entre  7h e 22h. O espaço comporta cerca de 50 usuários e possui estrutura semelhante às dos blocos de salas de aula. No último mês de julho, a sala esteve disponível 24 horas por dia durante duas semanas, em fase de teste.  Contudo, o horário de funcionamento já retornou ao padrão anterior até a viabilidade do funcionamento contínuo ser avaliada pelo Conselho da Faculdade.

No primeiro semestre deste ano, a Faculdade de Ciências da Saúde também inaugurou um local destinado a leitura e estudos em grupo, a Sala de Leitura Dona Marly. Com mesas de estudos individuais e coletivas, o espaço comporta cerca de 25 estudantes, funciona de segunda a sábado, das 8h às 23h, e também disponibiliza acesso à internet pela rede wi-fi.

Sala de Leitura Dona Marly. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB

O prefeito do campus, Marco Aurélio de Oliveira, avalia essas iniciativas como positivas. "O campus hoje é muito grande, o que torna inviável o deslocamento do aluno para a Biblioteca Central quando ele possui um intervalo pequeno em sua grade horária”. Ele esclarece que, como cada faculdade é responsável pela gestão de seus próprios espaços, a escolha por reservar um ambiente para estudos segue as diretrizes de suas respectivas diretorias que, caso interessadas, contam com suporte da prefeitura para providenciar o mobiliário necessário.

CONEXÃO – Alguns prédios disponibilizam uma rede local de internet e, nesses casos, os usuários devem consultar a administração do espaço sobre as regras de acesso. A rede oferecida pela Universidade é a UnB Wireless, cujo acesso pode ser feito com o login e a senha do email institucional. Alunos devem preencher o campo Identificação do Usuário com a informação que vem antes do “@aluno.unb.br” (número de matrícula sem a barra). Para servidores, a identificação é o que vem antes do “@unb.br”.

Novo Laboratório de Informática do BSA Sul. Foto: Júlio Minasi / Secom UnB

Outra rede sem fio disponível no campus é a Eduroam. Lançada no Brasil em 2012, a Eduroam é uma iniciativa internacional que já reúne instituições participantes de aproximadamente 60 países. Para acessá-la, discentes e docentes devem utilizar no campo Identificação do Usuário o endereço institucional completo incluindo, respectivamente, o final “@aluno.unb.br” ou o “@unb.br”.

A senha do email institucional pode ser solicitada ou recuperada pelo Portal do Aluno na opção Solicitar Senha, localizada no menu esquerdo da página. A rede UnBWireless não é aberta para o público externo, porém, o usuário que tenha vínculo com outra instituição participante da rede Eduroam permanece com acesso a ambas as redes. Outras informações estão disponíveis no site do Centro de Informática.

LABORATÓRIO  – Na cerimônia de entrega da sala de estudos do Bloco de Salas de Aula Sul (BSA Sul), também foi inaugurado o segundo Laboratório de Informática do local. Equipado com 48 estações de trabalho, o espaço será destinado para as disciplinas que exigem o uso de computador. Somando ao laboratório já existente, o bloco passa a ter cerca de cem cabines com o recurso.